O potencial de investimento do Kuwait

A Visão Kuwait 2035 é um plano lançado pelo governo com a finalidade de transformar o Kuwait num líder financeiro e comercial na região, além de diversificar sua economia centrada no petróleo. O objetivo é alcançado com o desenvolvimento da infraestrutura, capital humano, administração pública, saúde, economia e ambiente de vida através de reformas institucionais e crescimento do setor privado. Dessa forma, espera-se criar um ambiente favorável aos investidores nos mais variados setores de energia, água, transporte, construção, habitação, saúde, educação, tecnologia limpa, petróleo e gás e muito mais. 

Dentre os benefícios para investidores encontra-se incentivos fiscais por até dez anos em relação à participação dos acionistas não kuwaitianos nos lucros, isenções de direitos aduaneiros, alocação de terrenos para os projetos propostos e a lei de investimento direto estrangeiro que permite até 100% de propriedade estrangeira de uma empresa. Além disso, há oportunidade de investimento em novas instituições, como hospitais, para operar e formar pessoal, fornecer equipamento e infraestrutura de TI. Destaca-se, também, os baixos custos em eletricidade e água.

O Kuwait também fez grandes progressos na proteção da propriedade intelectual. A Lei de Direitos Autorais do Kuwait de 2019 abordou sérias preocupações sobre o regime de proteção da propriedade intelectual do Kuwait. Ademais, o país possui um baixo custo de mão de obra e sua localização permite acesso alargado a vários mercados, incluindo a Turquia, Ásia Oriental, a Comunidade de Estados Independentes e a Europa Oriental e Central. 

O Kuwait possui 6% das reservas comprovadas de petróleo do mundo, logo, sua economia depende da produção de petróleo e das indústrias relacionadas, que são quase totalmente operadas pelo governo. O sector da energia é responsável por mais de metade do PIB e perto de 90% das receitas do governo. Assim, à medida que desenvolve o sector privado para reduzir a dependência do país do petróleo, o governo enfrenta dois desafios centrais. Em primeiro lugar, deve melhorar o clima de negócios para capacitar o sector privado e deve preparar os seus cidadãos para trabalhar no sector privado, haja vista que 85% da população trabalham no sector público. 

Assim, a Visão Kuwait 2035 representa um ambicioso plano de desenvolvimento capaz de atingir uma economia sustentável e menos dependente do petróleo. As reformas já colocadas em prática e os incentivos fiscais tornam o país favorável a investimentos estrangeiros.