Clima
Para entendermos melhor o desenvolvimento desse setor é bom levar em consideração como o clima se apresenta como um fator implicante para o aprimoramento de alguns setores dentro de um país, o Qatar bem como outros países localizados no Oriente Médio possuem um clima desértico árido, resultando em solos pobres e com escassez de água para a agricultura. Por esse motivo, o setor agrícola desenvolveu projetos alternativos para melhorar a qualidade e quantidade das frutas e legumes por meio de tecnologias sustentáveis e inteligentes, como sistemas de irrigação automatizados, hidroponia e aquaponia, trazendo um grande salto tecnológico e vertentes inovadoras para esse setor.
Importância e destaque do setor para o Qatar
A segurança alimentar é uma peça essencial e que está cada vez mais se tornando um objetivo a ser atingido por muitos países, de forma a quererem garantir uma melhora na nutrição da população, queda do índice de pobreza e um melhor desenvolvimento no setor econômico. Por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, países que antes se encontravam mais limitados nesse setor possuem agora a capacidade de aperfeiçoar suas produções à caminho de sua segurança alimentar.
Nesse aspecto, o Qatar colocou muito esforço em ampliar seu setor agrícola por conta da alta demanda de alimentos em consequência ao crescimento populacional do país, assim, com o objetivo de trazer uma segurança alimentar estável e um fomento aos produtores locais, foram postas em prática a Lei da Associação Público-Privada, o estabelecimento de canais de distribuição de janela única e por último, apoio financeiro. Esses investimentos e políticas elaborados deram frutos muito positivos colocando o Qatar em uma posição distinta em relação a segurança alimentar da sua região, alcançando o primeiro lugar no Índice Global de Segurança Alimentar (GFSI) dentro das regiões do Oriente Médio e Norte da África (MENA).
Para além, obteve uma autossuficiência de 100% no setor de aves de criação e produtos lácteos, ocupando o segundo lugar dentro do GCC segundo o GFSI 2022 e foi marcado como o primeiro a recepcionar uma exposição de horticultura na região, mostrando os seus avanços nas áreas agrícolas e hortícolas.
Estado e evolução do setor
Apesar da grande expansão do setor agrícola no Qatar, até o momento ainda é definido como emergente, o país continua a importar grande parte de seus produtos agrícolas, excedendo a sua produção local repetidamente, totalizando 10.400 milhões de rial catarense, enquanto o valor total de sua produção local contabiliza 2.100 milhões de rial catarense em 2022, concluindo que as importações cobrem 81% do setor agrícola do país.
As razões para a grande dependência das importações, incluem motivos como o do clima, introduzido no início, a quantidade de riqueza, por ser um país muito rico pode importar de qualquer país no mundo e por último a porcentagem de população relativamente pequena trazendo uma certa limitação do mercado interno para a produção agrícola.
Entretanto, para sua economia se encontrar menos vulnerável a choques nos mercados internacionais, as fazendas locais estão utilizando melhores métodos para garantir a entrega de maior e melhor qualidade de produtos, por meio das tecnologias que foram mencionadas ao início juntamente com o mercado de estufa que se encontra em crescimento, estimando um total de 216 milhões de dólares para 2024, o país pretende alcançar segurança e eficiência em sua produção interna.
WhatsApp us