O setor da indústria cosmética em Marrocos tem estado em constante evolução, bem como tem conquistado sua importância no mercado marroquino, devido à intensificação e crescimento da urbanização, do desenvolvimento da distribuição moderna e do potencial de exportação, assim como à multiplicação dos canais de publicidade. Assim, este setor colabora para o crescimento económico do país e possui um protagonismo na constante melhora da qualidade de vida da população marroquina.

A pandemia impactou diretamente o comércio de perfumes e maquiagens, facto que se traduziu em uma queda de 26% das vendas das lojas de beleza, devido ao confinamento, ao teletrabalho, à queda do poder de consumo e à diminuição das interações sociais. Contudo, houve um crescimento dos comércios relacionados com produtos de higiene, de produtos para banho e de sabonete líquido. Dessa forma, apesar da crise sanitária, no final de 2020 o tamanho desse mercado era de 1.021 milhões de euros, com uma perspetiva de alcançar a marca de 1.545 milhões de euros em 2025, atingindo uma taxa de crescimento médio equivalente à 8,46%, de acordo com o instituto irlandês Research & Markets. Revelando-se uma grande oportunidade para as indústrias nacionais e internacionais.

Outro elemento que também possui uma perspetiva de crescimento é a demanda pelos produtos deste setor, posto que apesar de já ter crescido, a produção nacional ainda é bastante inferior com relação às importações, fato este que dificulta o atendimento de toda a demanda existente. Apesar de que esta demanda, principalmente pelas categorias de perfumaria, cosmética com tintura e por produtos biológicos e naturais, vem crescendo a cada ano posto o fenómeno da urbanização, emergência da classe média, aparição de novos estilos de vida e a incorporação da mulher no mercado de trabalho, facto que acaba por gerar uma maior conscientização sobre temas como higiene e saúde.

Dessa forma, embora esta corresponda a um mercado pequeno, composto por 37 milhões de pessoas, o gasto com produtos de higiene pessoal está em torno de 65 Dirham marroquino, que equivale a 6 euros. Este valor quando feita a relação com o salário mínimo representa um gasto mais elevado que em alguns países europeus.

Esses produtos possuem diversos canais de distribuição, sendo esses fabricantes/ exportadores ou distribuidores e grossistas, sendo esta última categoria composta pelos hipermercados, supermercados, farmácias, parafarmácias, cadeias de perfumaria, institutos de beleza, spas e lojas online e detentora de 35% das vendas.

Quanto as barreiras de entrada para os produtos estrangeiros, a regulamentação relativa quanto a comercialização de produtos cosméticos e de higiene corporal possui um processo de registo especificado na circular Nº 79 DMP/20 de 2016 e é gerenciado pelo Ministério de Saúde de Marrocos. Por outro lado, os direitos de importação são geralmente de 0% para todos os produtos provenientes da Europa e o imposto sobre o valor acrescentado (TVA) é de 20%, com algumas exceções.