O Plano de Desenvolvimento do Triângulo Dourado no Egito

O Triângulo Dourado é um dos principais projetos mineiros que se pretende estabelecer entre Qena, Safaga e al-Qusayr. O programa requer a participação de todos os setores para atrair investimentos estrangeiros e nacionais, incluindo o turismo, a mineração, a agricultura, a indústria, a infraestrutura e o comércio. Ademais, 65% do projeto será composto por modernos centros industriais, enquanto 35% serão residenciais, comerciais e turísticas. Ademais, espera-se gerar cerca de meio milhão de empregos em cinco anos. Essa é a segunda zona económica criada pelo governo egípcio, a primeira foi a Zona Económica do Canal de Suez.

A localização torna a região promissora e repleta de oportunidades. Com uma área superior a 7.000 quilômetros quadrados, o Triângulo Dourado e próximo do Mar Vermelho, do aeroporto de Hurghada, dos portos de Abou-Tartour e El Hamraween e do Vale do Nilo, o qual facilita o acesso à força de trabalho e a outras províncias. Além disso, a área é rica em fontes de mineração que constituem 75% dos minerais do Egito, incluindo minerais metálicos e não metálicos, ferro, cobre, ouro, prata, granito e fosfato. 

As cidades residenciais existentes estão disponíveis para aumentar as capacidades de trabalho e habitação. Além disso, a região também pode ser transformada em destino turístico, com praias em Safaga e al-Qusayr. Inclusive, Safaga lançou concursos para desenvolvimento de infraestruturas, incluindo projetos de dessalinização e de geração de energia financiados pelo Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD) para desenvolver a região. O plano também destaca a importância da participação do Ministério do Meio Ambiente a fim de realizar um desenvolvimento sustentável. 

A Estratégia de Desenvolvimento do Triângulo Dourado foi desenhada com base nos seis princípios orientadores do Plano Diretor do Triângulo Dourado com o objetivo de transformar a vantagem comparativa da área em vantagem competitiva internacional para perseguir os seguintes objetivos: 

  • Explorar de forma otimizada os recursos naturais da área, das belezas naturais às ocorrências minerais; 
  • Desenvolver investimentos âncora por grandes empresas;
  • Incentivar o desenvolvimento de clusters;
  • Prestar serviços técnicos para apoiar as micro, pequenas e médias empresas a melhorar a sua capacidade de inovação e crescimento;
  • Gerar um crescimento económico equilibrado que também se refletirá na melhoria da escolaridade e no ensino de competências profissionais, e em padrões mais elevados de serviços sociais, serviços públicos e infraestruturas.

A zona do Triângulo Dourado é uma das zonas económicas mais importantes do Egito e da região e que contribuirá para o desenvolvimento económico e social do país. Essa é uma oportunidade significativa para a participação do setor privado, espera-se um fluxo de investimento direto estrangeiro nos próximos anos para aproveitar as oportunidades de investimento oferecidas nos vários projetos introduzidos pelo governo egípcio.