Antes de nos focarmos inteiramente no mercado da tecnologia, equipamento e material médico-sanitário no Qatar, é importante realçar as características que este pequeno país do mundo árabe possui.
O Qatar tem 3 milhões de habitantes onde a sua grande maioria, cerca de 90%, são expatriados, habitualmente, com idades compreendidas entre os 20 e os 45 anos, de outros países do sudeste asiático, pelo que torna a sua população bastante jovem.
No ambiente económico, o Qatar destaca-se por ter uma riqueza derivada do setor do gás e do petróleo, uma vez que representa entre 30% e 40% do PIB nacional, tornando a população catari numa das mais ricas do mundo.
Para o desenvolvimento económico e social do país, tal como outros países do Golfo, estabeleceu o Qatar National Vision 2030, sendo este um dos pilares e objetivos fundamentais do país nos próximos anos, para construir um sistema integrado de classe mundial e acessível a todos.
O sistema de saúde do Qatar
O sistema de saúde do Qatar carateriza-se pela sua atuação em duas vertentes, o serviço público e o serviço privado. É um serviço gerido pelo Ministério de Saúde Pública. Para o seu desenvolvimento, o país procura fomentar uma participação cada vez maior de agentes privados no sistema de saúde já existente, mas em crescimento. Deste modo, para aumentar a sua capacidade e também o uso, todos os expatriados ou visitantes do país têm de ter, obrigatoriamente, um seguro de saúde privado para que também lhes seja atribuído um visto. Em consequência desta nova normativa, desde fevereiro do 2023, todos os turistas devem possuir um seguro de saúde privado.
Posto isto, o setor privado tem tendência para aumentar progressivamente a sua atuação a nível da Saúde no país, passando a representar 31% do total. Em comparação, o setor privado crescerá a um maior ritmo que o público, pelo que nos próximos 5 anos este setor tenha um rácio anual de 7,84% , face aos 2,7% do setor público.
Dentro do sistema se saúde catari podemos distinguir três grupos diferentes de prestadores de serviços médicos.
Prestadores de serviços médicos | Tipo de serviço | Designação | Exemplo |
Centros públicos | Serviço publico | Gerido pelo Ministério de Saúde Publica e representado por organizações públicas de saúde | Hospitais públicos. Centros de investigação, clínicas comunitárias e o serviço de ambulâncias. |
Centros publico-privados | Serviço Público-privado | Alguns serviços geridos de forma privada | SIDRA Medicine and Aspetar Orthopaedic & Sports Medicine Hospital
|
Centros privados | Serviço privado | Gerido inteiramente de forma privada
|
20% da capacidade do país
|
Num plano global, o país usufrui de uma oferta de saúde com mais de 20 hospitais públicos e privados por todo o país. Tem neste momento, por volta de 3100 camas o que representa ser 1,1 cama/ 1000 habitantes. Ainda que, o Qatar procure desenvolver o seu sistema de saúde a sua realidade ainda é bastante precária quando comparada aos números dos países-membros da OCDE, que atingem uma média de 4,4 camas/ 1000 habitante.
Muito tem sido o investimento na saúde por parte dos governos, pelo que permite aos residentes do catar aceder a um sistema de saúde de grande qualidade e a preços reduzidos, uma vez que o Estado subsidia estes custos. Adicionalmente, o Estado tem procurado fomentar o papel do setor privado no ecossistema de saúde no pais, de forma a reduzir a saturação das infraestruturas públicas e os custos que esta cobertura pública tem no erário público.
O mercado de equipamento médico no Qatar.
O mercado de equipamento médico no Qatar é um mercado em crescimento. Nos últimos anos, o setor da saúde e também o de equipamentos médicos tem tido um investimento muito grande por parte dos Governos, mas também pelo crescimento do setor privado.
Como exposto anteriormente, grande parte da economia catari depende do gás e do petróleo, o que a torna extremamente focada nesse setor. Assim, o país depende muito de importações para outros setores de economia, no caso de equipamentos médicos as importações representam 98% da sua procura, quantitativamente, existem apenas 4 fabricantes locais destes equipamentos.
No ano 2021, as importações de equipamentos e tecnologias médicas aumentaram mais de 500 milhões de USD no Qatar. O país tem observado uma procura por estes equipamentos associada ao investimento pelo setor publico de saúde, representado pela rede hospitalar ( Hamad Medical Corportation) e a rede de serviços ambulatórios e primários (Primary Health Care Corporation). Porém, o setor privado tem vindo a ganhar relevância pelo que existem incentivos para que entrem novos operadores privados no mercado, e, desta forma, o peso do setor da saúde não seja uma carga tão grande para o Estado.
O crescimento da população, a alteração do estilo de vida e a aspiração ao desenvolvimento de um sistema de saúde de topo, são algumas razões para o crescimento do mercado de equipamentos médicos.
No setor público, o Qatar Healthcare Facilities Master Plan 2013 – 2033, procura investir para o aumento de mais de 1700 camas hospitalares nos próximos 20 anos e investimento em equipamento e tecnologia médica a rondar 104,3 milhões de USD. Este plano contempla também a construção de um dos maiores e mais avançados hospitais do mundo, o Al Daayan Health District, perspetivando uma extensão de mais de 1,3metros2 e capacidade para 1200 camas.
No setor privado, a participação tem sido cada vez maiores e mais notável no ecossistema de saúde do país, exemplo desse investimento é o The View Hospital, que marca uma nova etapa no mercado de equipamentos médicos do Qatar, assinalando um novo ciclo de investimentos por parte do setor privado na saúde.
No contexto atual o Qatar, está marcado por mudanças profundas nos fatores decisivos de compra dos produtos, antes o principal era a qualidade presente no produto, sendo este um fator competitivo importante, mas o aumento da procura por serviços e consequentemente equipamentos, o fator decisivo é agora o preço. Porém, sem descartar qualidade e outros fatores do produto na pós-venda, como a capacidade de integração com a base instalada.
Quando se trata de um negócio por importação, é fundamental a empresa deter um agente ou um representante local autorizado, pois este é quem poderá tratar de processos importantes para o negócio como a certificação, regulamentação e comercialização de equipamentos, de outra forma, este processo só seria feito através do estabelecimento no país por filiais ou sucursais. Desta forma, muitas empresas estrangeiras, na sua primeira vez, procuram entrar no mercado catari de equipamentos médicos através de um distribuidor ou agente local, uma vez que tem acesso a redes amplas de contacto, importante para a competitividade da empresa, minimizando também os riscos associados à importação do produto e uma maior eficiência na legalização dos equipamentos para importação e comercialização no pais.
Apesar dos riscos existentes associados ao processo de legalização de equipamento medico, o Qatar desenvolveu um plano o National Healthcar Strategy (2018 – 2922), onde foram desenvolvidas normas e regulamentos importantes para este processo. Contudo, até que este plano entre em vigor, a importação destes produtos apoia-se na certificação homologa da FDA (EUA) ou na EMA (Europa).
Com tudo isto, é de realçar as perspetivas de crescimento nesta área para quase 600 milhões de USD em 2023, em que as categorias de “ortopedia e próteses”, são as maiores áreas de potencial de crescimento.
Em suma, é de reiterar que o mercado de equipamentos médicos encontra-se em clara expansão devido a diversos fatores acima explanados, criando um cenário atrativo para investir nesse país havendo oportunidades em diferentes segmentos, o que aumentará com a expansão do setor privado no âmbito da Saúde no Qatar.
WhatsApp us