O setor de Real Estate está experienciando uma diversificação para atrair investidores em toda a região do Golfo. Contudo, este setor tem tido uma evolução mais expressiva no Barém.
Crescimento do Real Estate no Barém
O setor do Real Estate, teve um aumento de 35% na quantidade de transações efetuadas, bem como um crescimento de 46% nos valores dessas transações, entre 2020 e 2021., de acordo com a Bahrain’s Survey and Land Registration Board. Para além disso, segundo a EDB Bahrain, este setor obteve uma participação de 5,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do Barém, no 3º trimestre de 2021.
Este crescimento que o setor de Real Estate está experienciando pode ter sido influenciado pelo aumento que o país teve relacionado com o turismo. Isto porque, de acordo com a Bahrain Tourism and Exhibition Authority, houve um aumento de 5,3% no número de visitantes nos números de 2018, comparado com 2017. Contudo, para além deste fator, pode citar as vantagens competitivas e às capacidades encontradas no Barém, como um elemento relevante, uma vez que o país possui o custo de operação mais baixo da região, menos de 30% que os outros mercados do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).
Dessa forma, é visível que o setor do Real Estate está crescendo em comunidades em todo o Reino facto que possui também um impacto nos desenvolvimentos que têm surgido, atraído e ampliado a variedade de investimentos imobiliários no exterior tanto relacionado com projetos comerciais, quanto residenciais, de grande escala. Além disso um grande interesse de todo o CCG, com muitos compradores da Arábia Saudita e do Kuwait. Assim, como resultado, os Real Estate Investment Trusts (REITs) encontram oportunidades significativas de desenvolvimento em Barém.
Neste contexto, o crescimento deste setor coincide com vários desenvolvimentos, estes pautados pelo atual National Economic Recovery Plan que foi anunciado pelo governo. Este plano almeja guiar o crescimento económico baseado em 5 pilares, sendo um deles o lançamento de projetos estratégicos, no valor de mais de 30 mil milhões de dólares, em diversos setores, como: infraestrutura, industrial, habitação, turismo e saúde.
No segmento habitacional, inclui-se o programa “Sharaka”, o qual possibilita os desenvolvedores privados a fazer ofertas para contratos nos terrenos do governo. Este programa vai de encontro com o comprometimento estabelecido pelo governo de reforçar a sua parceria com o setor privado, bem como providenciar moradia de qualidade para seus cidadãos. O objetivo é de construir mais de 16 mil moradias.
Enquanto que o setor do turismo confere uma oportunidade para investimentos internacionais no Real Estate, como previamente mencionado. Isto devido ao facto que o Reino oferece uma ampla variedade de desenvolvimentos relacionados com o turismo, tornando assim este segmento como um setor que promete inúmeras oportunidades para aqueles que querem investir.
Assim, o setor do Real Estate torna-se um destino popular para os investidores, posto que oferece um marketplace multidimensional que visa atender o crescimento da demanda no Reino. Logo, conforme a demanda surge, propriedades residenciais, de varejo e de turismo apresentam oportunidades únicas de investimento.
Vantagens de investir no setor de Real Estate no Barém
O Barém é o único país do Golfo onde desenvolvedores podem beneficiar da propriedade estrangeira, aspeto que o torna o melhor lugar para se investir neste setor, da perspetiva de investidores de fora do CCG. Ademais, a propriedade estrangeira proporciona espaço para que os desenvolvedores cresçam, assim como para que os investidores tenham sucesso. Neste país não há limites para a repatriação de capital, de lucros e de dividendos, tornando, então, a decisão de investir no Real Estate lucrativa.
Para além disso, outro fator que atrai investimentos neste setor é o atrativo do “freehold market”, junto da tributação zero tanto na renda quanto na propriedade. Assim, o mercado de aluguel promove uma renda estável e constante, bem como um rendimento bruto entre os mais elevados do CCG.
Outro aspeto que consiste em grandes oportunidades são as Proptechs, isto é, Property Technology ou Real Estate Technology, as quais consistem em empresas que combinam e adicionam o componente tecnológico nos modelos de negócio. No contexto do Barém, a primeira empresa do Reino a ter esta característica foi a Estater, a qual seguiu os passos da Zoopla e da Rightmove, ao permitir que os usuários naveguem mais facilmente no ambiente deste setor.
E por fim, há a vantagem de existir um orgão regulador, isto é, o Real Estate Regulatory Authority. Esta instituição vija garantir que o mercado do Real Estate opere tem como base padrões altos entregando preços justos, assim como regulações efetivas. Esta encontra-se tanto no domínio governamental, quanto no privado, supervisionando o desenvolvimento de uma Política Nacional de Real Estate de longo-prazo. Isto tudo assinalando como o objetivo principal o crescimento do setor, a melhora na proteção dos consumidores e agilização dos serviços imobiliários.
Algumas empresas de Real Estate:
Alguns projetos de Real Estate:
Alguns programas desenvolvidos focados na aprimoração do setor
Para saber mais sobre as empresas desse setor, bem como dos projetos que estão a ser desenvolvidos ou que serão implementados, verifique os sites abaixo:
International Real Estate in Bahrain – Invest in Bahrain (bahrainedb.com)
Bahrain’s real estate transactions jump 46% in 2021 – Invest in Bahrain (bahrainedb.com)
Construction Companies in Bahrain: Top 10 companies in the Kingdom (weetas.com)
The Newest Real Estate Projects In Bahrain: The Full Guide (weetas.com)
WhatsApp us